17/05/10

Ser advogado, hoje...

Ser profissional liberal hoje no nosso país não é nada fácil. Mesmo nada! Somos um país pequeno, com um excesso manifesto de advogados, que nem por isso beneficia de serviços jurídicos melhores ou mais baratos.
Há que reequacionar o próprio sistema do ensino superior, quer universitário, quer politécnico, pensando na sustentabilidade das gerações futuras do nosso país, sob pena de, assim não se fazendo, se estar a enganar os mais jovens que decidem gastar o seu tempo e o seu dinheiro na frequência do ensino superior para que um dia possam ter uma vida melhor.
Há que reequacionar o acesso dos licenciados às profissões regulamentadas. As profissões liberais não têm de ser o depósito dos licenciados que não conseguiram fazer outra coisa ou o seu refúgio enquanto não conseguem alcançar qualquer outra coisa.
Há que reequacionar, enfim, o que se pretende das profissões da justiça no futuro. Servir os seus profissionais? Ou servir as pessoas para quem a justiça deve existir? Haverá certamente um ponto de equilíbrio, um ponto de encontro, e é nele que se alcançará a solução mais acertada.
Vamos dar o nosso contributo, passo a passo...
Boa semana.

Sem comentários: