23/05/07

Segurança e Consumo de drogas. Parte I

Psilocibina

É uma droga que ganhou popularidade na década de sessenta do século XX, estando o seu consumo culturalmente associado ao movimento Hippie.
A psilocibina é o principal alcalóide presente em alguns cogumelos.

Cactus peytol – Pequeno cacto mexicano que provoca efeitos alucinogénios.

Cannabis sativa também conhecida por marijuana

· Haxixe - derivado da resina dos extremos floridos da planta da cannabis sativa
· Resina de cannabis - a resina bruta ou purificada, extraída da planta da cannabis sativa.

Efeitos – Euforizante, ansiolítico e hilariante. O efeito da resina de cannabis é mais forte.

Riscos agudos – bad trip – psicose aguda delirante (efeito de medo, paranóia, pavor) – rara.
Riscos a termo – flash back – acontece dias ou semanas após a tomada de substância, mas sem nova administração da mesma.
Riscos a médio, longo prazo:
- vontade: hipobulia, abolia. Por Hipobulia e Abulia entende-se, respectivamente, a diminuição e a total incapacidade do potencial volitivo.
- afectos: desinteresse afectivo
- satisfação imediata do prazer – Na psicanálise de Freud, o princípio de realidade caracteriza-se pelo adiamento da gratificação. Tal princípio opõe-se ao princípio do prazer, o qual conduz o indivíduo a procurar o prazer e evitar a dor.

Riscos de segurança:
Para o próprio – acidentes: atropelamentos; defenestração; convicção de voar, de atravessar paredes, de atravessar estradas sem perigo, acidentes de viação; piromania (muito rara).
Todos estes riscos podem acompanhar-se de uma incapacidade de avaliar a natureza e as consequências do comportamento no momento do efeito da droga.

O consumo continua a crescer.

LSD – alucinogénio sintético produzido em laboratório – confusão mental; desorientação no tempo e no espaço, desorientação auto –psíquica (Pode dizer-se que a pessoa está bem orientada quanto à noção do eu, quando fornece ela própria dados da sua identificação pessoal, revelando saber quem é, como se chama, que idade tem, qual sua nacionalidade, profissão, estado civil, etc. Este atributo da consciência lúcida chama-se Orientação Autopsíquica) e alopsíquica (Chama-se de Orientação Alopsíquica a orientação da pessoa em relação ao tempo e ao espaço. A pessoa psiquicamente normal deve, além de identificar-se, ter noção de sua situação a qualquer momento, deve saber perfeitamente onde se encontra, o dia, o mês e o ano actuais.); falsos reconhecimentos.

Os efeitos do LSD são muito mais intensos do que os alucinogénios naturais.

Consumo actual: foi uma droga muito usada, hoje existem pequenos picos de consumo.

Carla Mondim

1 comentário:

spring disse...

gostámos muito de ler este artigo.
bom fim-de-semana
paula e rui lima