tag:blogger.com,1999:blog-12525897382510913892024-02-20T11:00:31.136+00:00Cartilha JurídicaO lema deste blogue é o da partilha do conhecimento. Use e abuse. Em troca, só lhe pedimos que partilhe...Joana Roque Linohttp://www.blogger.com/profile/17452053823076897837noreply@blogger.comBlogger134125tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-80347980759393239442014-03-05T23:24:00.000+00:002014-03-05T23:24:04.471+00:00<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Já lá vai algum tempo sem que este blogue tenha sido objeto de atualização, o que se deveu à vida pessoal e profissional dos seus participantes.</span></div>
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial;"><br /></span></div>
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Vamos retomar as publicações, embora sem periodicidade definida, à medida da disponibilidade de tempo de cada um de nós.</span></div>
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial;"><br /></span></div>
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Deixo-vos o link para o meu trabalho de mestrado, denominado "A autarquia como autora popular", o qual foi publicado na revista digital Data Venia, nº 2, Janeiro-Junho de 2013, administrado pelo Dr. Joel Timóteo Ramos Pereira.</span></div>
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial;"><br /></span></div>
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial;"><a href="http://datavenia.pt/ficheiros/edicao02/datavenia02_p005-050.pdf" target="_blank">Data Venia</a></span></div>
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">
</span></div>
<div style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="line-height: 115%;"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Sumário</span></span></div>
<div style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="line-height: 150%;"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Este
trabalho analisa o exercício do direito de ação popular por parte da autarquia
local, no quadro da conformação legal que lhe foi dada pelo legislador nacional
no n.º 2 do artigo 2.º da Lei n.º 83/95, de 31 de agosto, com especial
incidência sobre a matéria dos interesses difusos, coletivos e individuais
homogéneos, bem como da legitimidade, do interesse em agir e do objeto do
processo, no âmbito do contencioso administrativo. </span></span></div>
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">
</span><br />
<div style="line-height: 150%; margin: 12pt 0px 1em; mso-add-space: auto; text-align: justify;">
<span style="line-height: 150%;"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Discute-se se a ação popular de que as
autarquias locais podem lançar mão apenas é passível de ser utilizada quando o
interesse a tutelar esteja inserido nas respetivas atribuições e competências e
ou quando exista uma conexão entre os interesses tutelados e a área de circunscrição
territorial da autarquia autora, ou se foi atribuída às autarquias locais uma
legitimidade processual ativa originária para que atuem em nome próprio, por
sua conta e no exercício de um direito próprio, embora em defesa de interesses
alheios, independentemente da titularidade de qualquer direito,
estabelecendo-se um nexo territorial entre os residentes das autarquias e a sua
área de circunscrição e não entre esta e os interesses de que aqueles são
titulares.</span></span></div>
<br />Joana Roque Linohttp://www.blogger.com/profile/17452053823076897837noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-41836349526463193832012-04-23T14:17:00.002+00:002012-04-23T14:17:28.901+00:00<span style="color: black; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Boas tardes,</span><br />
<br />
<span style="color: black; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Algo interessante e para analisar:</span><br />
<br />
<span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; mso-ansi-language: PT; mso-bidi-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: SimSun; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-fareast-theme-font: minor-fareast;"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><span style="color: black;">Se estiver em perigo de perder o seu apartamento/casa por não poder pagar a hipoteca, existe uma solução completamente legal: O Aluguer do imóvel a um membro da família (que não conste na hipoteca) por um preço simbólico de 1 ou 5€ pelo maior prazo possível. <span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; mso-ansi-language: PT; mso-bidi-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: SimSun; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-fareast-theme-font: minor-fareast;">O banco pode ficar com a casa, mas não pode desalojar o inquilino devido a este contrato e só se vai pagar o aluguer mensal simbólico.</span></span></span></span><br />
<br />
<span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; mso-ansi-language: PT; mso-bidi-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: SimSun; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-fareast-theme-font: minor-fareast;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; mso-ansi-language: PT; mso-bidi-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: SimSun; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-fareast-theme-font: minor-fareast;"><span style="color: #1f497d; font-family: "Calibri", "sans-serif"; font-size: 11pt; mso-ansi-language: PT; mso-bidi-font-family: "Times New Roman"; mso-bidi-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: SimSun; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-fareast-theme-font: minor-fareast;"><span style="color: black; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Pode o banco vir alegar que o contrato foi feito com o intuito de defraudar o pagamento e pode impugnar o contrato de arrendamento?</span></span></span></span><br />
<br />
<span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; mso-ansi-language: PT; mso-bidi-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: SimSun; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-fareast-theme-font: minor-fareast;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; mso-ansi-language: PT; mso-bidi-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: SimSun; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-fareast-theme-font: minor-fareast;"><span style="color: #1f497d; font-family: "Calibri", "sans-serif"; font-size: 11pt; mso-ansi-language: PT; mso-bidi-font-family: "Times New Roman"; mso-bidi-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: SimSun; mso-fareast-language: ZH-CN; mso-fareast-theme-font: minor-fareast;"><span style="color: black; font-family: Arial;">:-)</span></span></span></span>pedro solipahttp://www.blogger.com/profile/07957116641131926829noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-36007707296171199722012-04-10T21:51:00.001+00:002012-04-10T22:13:18.390+00:00A igualdade de género em ambiente laboral<span style="font-size: x-small;">Notas da OIT sobre trabalho e Família</span><br />
<span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Tahoma", "sans-serif";"><a href="http://www.ilo.org/public/portugue/region/eurpro/lisbon/html/portugal_notas_oit_pt.htm"><span style="color: blue; font-size: x-small;">http://www.ilo.org/public/portugue/region/eurpro/lisbon/html/portugal_notas_oit_pt.htm</span></a></span><span style="font-family: "Tahoma", "sans-serif";"></span></div><br />
<span style="font-size: x-small;"> </span><span style="font-size: x-small;">Igualdade salarial</span><br />
<span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Tahoma", "sans-serif";"><a href="http://www.ilo.org/public/portugue/region/eurpro/lisbon/pdf/guia_igualdade_salarial.pdf"><span style="color: blue; font-size: x-small;">http://www.ilo.org/public/portugue/region/eurpro/lisbon/pdf/guia_igualdade_salarial.pdf</span></a></span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div><span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<span style="font-size: x-small;">Cadernos Sociedade e Trabalho, nº 16 - A OIT e a igualdade de género no mundo do trabalho</span><br />
<span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Tahoma", "sans-serif";"><a href="http://www.gep.msss.gov.pt/edicoes/cadernossociedade/index.php"><span style="color: blue; font-size: x-small;">http://www.gep.msss.gov.pt/edicoes/cadernossociedade/index.php</span></a></span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div><span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<span style="font-size: x-small;">ABC dos direitos das mulheres trabalhadoras e igualdade de género</span><br />
<span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Tahoma", "sans-serif";"><a href="http://www.ilo.org/public/portugue/region/eurpro/lisbon/pdf/abc.pdf"><span style="color: blue; font-size: x-small;">http://www.ilo.org/public/portugue/region/eurpro/lisbon/pdf/abc.pdf</span></a></span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div><span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<span style="font-size: x-small;">Igualdade no trabalho: um desafio contínuo - Relatório Global no quadro do seguimento da Declaração sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, 2011</span><br />
<span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Tahoma", "sans-serif";"><a href="http://www.ilo.org/public/portugue/region/eurpro/lisbon/pdf/relatorioglobal_2011.pdf"><span style="color: blue; font-size: x-small;">http://www.ilo.org/public/portugue/region/eurpro/lisbon/pdf/relatorioglobal_2011.pdf</span></a></span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div><span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<span style="font-size: x-small;">Primeiro Curso GRPE à distância em português, a partir de uma parceria entre OIT-Brasil e SERPRO (Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal). A iniciativa incluiu a adaptação, para a modalidade de ensino a distância, dos três primeiros módulos do Manual do GRPE (respetivamente, panorama sobre o mercado de trabalho; igualdade racial e trabalho digno) e conta com o apoio institucional das Secretarias de Políticas para as Mulheres e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Brasil.</span><br />
<span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Tahoma", "sans-serif";"><a href="http://www.oitbrasil.org.br/node/793"><span style="color: blue; font-size: x-small;">http://www.oitbrasil.org.br/node/793</span></a></span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div><span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<span style="font-size: x-small;">Trabalho doméstico</span><br />
<span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Tahoma", "sans-serif";"><a href="http://www.oitbrasil.org.br/content/guia-para-programas-de-qualifica-o-para-trabalhadoras-dom-sticas"><span style="color: blue; font-size: x-small;">http://www.oitbrasil.org.br/content/guia-para-programas-de-qualifica-o-para-trabalhadoras-dom-sticas</span></a></span><span style="font-family: "Tahoma", "sans-serif";"></span></div><span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<a href="http://www.oitbrasil.org.br/nota-genero-raca-domestico-brasil"><span style="font-size: x-small;">http://www.oitbrasil.org.br/nota-genero-raca-domestico-brasil</span></a><br />
<span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<a href="http://www.oitbrasil.org.br/node/797"><span style="font-size: x-small;">http://www.oitbrasil.org.br/node/797</span></a><br />
<br />
<span style="font-size: x-small;"> </span><span style="font-size: x-small;">Igualdade e Negociação Coletiva</span><br />
<span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Tahoma", "sans-serif";"><a href="http://www.oitbrasil.org.br/content/negocia%C3%A7%C3%A3o-de-cl%C3%A1usulas-relativas-%C3%A0-equidade-de-g%C3%AAnero-e-ra%C3%A7a-2007-2009"><span style="color: blue; font-size: x-small;">http://www.oitbrasil.org.br/content/negocia%C3%A7%C3%A3o-de-cl%C3%A1usulas-relativas-%C3%A0-equidade-de-g%C3%AAnero-e-ra%C3%A7a-2007-2009</span></a></span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div><br />
<span style="font-size: x-small;">Nas línguas oficiais da OIT:</span><br />
<span style="font-size: x-small;">Igualdade de Género e Trabalho Digno - Recomendações e Convenções </span><br />
<a href="http://www.ilo.org/global/standards/information-resources-and-publications/publications/WCMS_088023/lang--en/index.htm"><span style="font-size: x-small;">http://www.ilo.org/global/standards/information-resources-and-publications/publications/WCMS_088023/lang--en/index.htm</span></a><br />
<br />
<span style="font-size: x-small;">Género, agricultura e mundo rural - uma iniciativa conjunta da FAO-IFAD-OIT</span><br />
<span style="font-size: x-small;">Gender policy briefs on Rural Employment and Decent Work - </span><a href="http://www.ilo.org/employment/Whatwedo/Publications/WCMS_150558/lang--en/index.htm"><span style="font-size: x-small;">http://www.ilo.org/employment/Whatwedo/Publications/WCMS_150558/lang--en/index.htm</span></a><br />
<span style="font-size: x-small;">Centro Internacional de Formação da OIT - Turim</span><br />
<span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<span style="font-size: x-small;">Igualdade e não discriminação</span><br />
<span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Tahoma", "sans-serif";"><a href="http://www.itcilo.org/pt/the-centre/areas-of-expertise/labour-rights/equality-and-non-discrimination"><span style="color: blue; font-size: x-small;">http://www.itcilo.org/pt/the-centre/areas-of-expertise/labour-rights/equality-and-non-discrimination</span></a></span></div><span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<a href="http://www.itcilo.org/pt/the-centre/programmes/gender-coordination-unit"><span style="font-size: x-small;">http://www.itcilo.org/pt/the-centre/programmes/gender-coordination-unit</span></a><br />
<br />
<br />
<span style="font-size: x-small;">Educação</span><br />
<span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<span style="font-size: x-small;">Atlas da Igualdade de Género na Educação - UNESCO - </span><a href="http://publishing.unesco.org/details.aspx?&Code_Livre=4899&change=E"><span style="font-size: x-small;">http://publishing.unesco.org/details.aspx?&Code_Livre=4899&change=E</span></a><span style="font-size: x-small;"> (inglês) <span style="font-family: "Tahoma", "sans-serif"; mso-ansi-language: PT; mso-bidi-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-language: PT; mso-fareast-theme-font: minor-latin;"><a href="http://publishing.unesco.org/details.aspx?Code_Livre=4900"><span style="color: blue;">http://publishing.unesco.org/details.aspx?Code_Livre=4900</span></a> (francês)</span></span><br />
<span style="font-size: x-small;"></span><br />
<span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<span style="font-size: x-small;">Metodologia de avaliação para a integração da análise de género no planeamento e avaliação</span><br />
<span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<span style="font-size: x-small;">Gender Evaluation Methodology: GEM can help you determine whether your project or initiative is really improving the lives of women and promoting positive change in the community you are working in.- </span><a href="http://www.genderevaluation.net/"><span style="font-size: x-small;">http://www.genderevaluation.net/</span></a><br />
<br />
<span style="font-size: x-small;">Género e Macroeconomia</span><br />
<span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<span style="font-size: x-small;">Neoliberal Development Macroeconomics - Gender Employment Effects, Instituto de investigação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Social (UNRISD)Elissa Braunstein</span><br />
<span style="font-size: x-small;">Orientação sexual e identidade de género</span><br />
<span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<span style="font-size: x-small;">UN Report - Discrimination Based on Sexual Orientation & Gender Identity - </span><a href="http://www.ohchr.org/Documents/HRBodies/HRCouncil/RegularSession/Session19/A-HRC-19-41_en.pdf"><span style="font-size: x-small;">http://www.ohchr.org/Documents/HRBodies/HRCouncil/RegularSession/Session19/A-HRC-19-41_en.pdf</span></a><br />
<span style="font-size: x-small;">CEDAW - Protocolo optional</span><br />
<span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<span style="font-size: x-small;">Optional Protocol to CEDAW - New Website Resource - </span><a href="http://opcedaw.wordpress.com/"><span style="font-size: x-small;">http://opcedaw.wordpress.com/</span></a><br />
<span style="font-size: x-small;">Mulheres, deficiência e violência</span><br />
<span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<span style="font-size: x-small;">Women with Disabilities - Victims of Violence Study Guide - </span><a href="http://www.euroblind.org/media/ebu-media/Sweden_Guide_violence_against_disabled_women_2011.pdf"><span style="font-size: x-small;">http://www.euroblind.org/media/ebu-media/Sweden_Guide_violence_against_disabled_women_2011.pdf</span></a><br />
<span style="font-size: x-small;">Igualdade de género e gestão empresarial</span><br />
<span style="font-size: x-small;"><br />
</span><br />
<span style="font-size: x-small;">Gender Equality: It's Your Business - <span style="color: black; font-family: "Tahoma", "sans-serif"; mso-ansi-language: PT; mso-bidi-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-language: PT; mso-fareast-theme-font: minor-latin;"><a href="http://www.oxfam.org/sites/www.oxfam.org/files/bfb07-gender-equality-its-your-business-060312-en.pdf"><span style="color: blue;">http://www.oxfam.org/sites/www.oxfam.org/files/bfb07-gender-equality-its-your-business-060312-en.pdf</span></a></span></span>Joana Roque Linohttp://www.blogger.com/profile/17452053823076897837noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-37439338297833084122012-04-03T00:26:00.000+00:002012-04-03T00:26:21.748+00:00Estruturas residenciais para pessoas idosasA Portaria 67/2012, de 21 de Março veio estabelecer as condições de organização, funcionamento e instalação das estruturas residenciais para pessoas idosas.<br />
Espreite o diploma <a href="http://dre.pt/pdf1sdip/2012/03/05800/0132401329.pdf">aqui</a>.Joana Roque Linohttp://www.blogger.com/profile/17452053823076897837noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-64967285367322063352012-03-23T02:06:00.000+00:002012-03-23T02:06:41.860+00:00ConvitePor manifesta falta de tempo, este blogue tem estado parado, já lá vai quase um ano. É chegada a hora de retomar os artigos, notícias e informações, apelando à participação de todos os que tenham interesse nisso, ainda que este recomeço possa não conseguir assumir a periodicidade desejada.<br />
<br />
De todos os artigos contidos neste blogue, posso informar-vos que os que têm mais visualizações são os que se relacionam com a partilha de bens, o que é bastante interessante saber. Em segundo lugar, surgem as vendas de coisas, imóveis e móveis, com defeitos.<br />
<br />
Se quiser contribuir para o blogue e ou fazer parte dele, contacte-nos para o seguinte endereço de e-mail: <a href="mailto:joana.roque.lino@gmail.com">joana.roque.lino@gmail.com</a><br />
<br />
Estamos especialmente abertos à colaboração de juristas de outras ordens jurídicas, nomeadamente, do Brasil, de Angola, da Guiné-Bissau, de Moçambique, de Cabo Verde, de S. Tomé e Príncipe, Timor e Macau, mas também e ainda de qualquer outra ordem jurídica do mundo e em qualquer língua em que se pretenda expressar-se.<br />
<br />
Da partilha nascem muitas coisas e eu tenho aprendido muito com as pessoas com quem me tenho cruzado. Fico à sua espera.<br />
<br />
Visite-nos em <a href="http://www.joanaroquelino-advogados.com/">http://www.joanaroquelino-advogados.com/</a>Joana Roque Linohttp://www.blogger.com/profile/17452053823076897837noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-67703139856716326492011-05-30T23:50:00.001+00:002011-05-30T23:53:59.091+00:00Cartas de condução<div style="text-align: justify;">O Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres é a entidade competente para a emissão das cartas de condução. Se for condutor, deve revalidar a sua carta de condução quando atingir a idade prevista na lei para tal . Pode proceder à renovação da carta nos seis meses anteriores à idade obrigatória para proceder à revalidação. </div><div style="text-align: justify;">Tenha em atenção que se deixar passar o prazo da renovação, pode ser autuado por circular com uma carta de condução caducada. Além disso, passados dois anos contados da data em que a revalidação era obrigatória sem revalidação da carta, deixa de ser considerado portador de carta de condução, considerando-se que comete um crime. </div><div style="text-align: justify;">As idades de revalidação da carta de condução foram alteradas a partir de 1 de Janeiro de 2008, o que muitas pessoas desconhecem.</div><div style="text-align: justify;">A carta de condução deve ser revalidada nas seguintes situações:</div><br />
Condutores de veículos das categorias A, B e B+E, e das subcategorias A1 e B1:<br />
Aos 50, 60, 65, 70 anos e, a seguir, de dois em dois anos.<br />
<br />
Condutores de veículos das categorias C e C+E, e das subcategorias C1 e C1+E:<br />
Aos 40, 45, 50, 55, 60, 65, 68 anos e, a seguir, de dois em dois anos.<br />
<br />
Condutores de veículos das categorias D e D+E, subcategorias D1 e D1+E e da categoria C+E, cujo peso bruto exceda 20.000 kg:<br />
Aos 40, 45, 50, 55 e 60 anos.<br />
<br />
<a href="http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Revalidacao/Paginas/Revalidacao.aspx">Visite o site do IMTT</a>Joana Roque Linohttp://www.blogger.com/profile/17452053823076897837noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-29042716081018100182011-05-10T18:04:00.000+00:002011-05-10T18:04:28.419+00:00Novas alterações<div style="text-align: justify;">A Portaria n.º 182/2011, de 5 de Maio, veio regular a tramitação dos pedidos de colocação em situação de mobilidade especial.</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">O D.L. n.º 60/2011, de 6 de Maio, cria a Rede Nacional de Centros de Arbitragem Institucionalizada, aguardando-se agora pela respectiva regulamentação.</div>Joana Roque Linohttp://www.blogger.com/profile/17452053823076897837noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-81213102703749966042011-04-20T22:26:00.000+00:002011-04-20T22:26:28.527+00:00Alterações legislativas<div style="text-align: justify;">A lei n.º 8/2011, de 11 de Abril altera a lei da televisão e o Código da Publicidade.</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">O D.L. n.º 51/2011, de 11 de Abril aprova o Regulamento dos Estabelecimentos Prisionais.</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">A Portaria n.º 154/2011, de 12 de Abril altera o Regulamento Interno do Julgado de Paz de Coimbra.</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">A Portaria n.º 159/2011, de 15 de Abril estabelece o modo de obtenção de autorização para o exercício de funções públicas por aposentados.</div><div style="text-align: justify;"><br />
Votos de uma Boa Páscoa para todos os nossos leitores.</div>Joana Roque Linohttp://www.blogger.com/profile/17452053823076897837noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-59684636421678489882011-04-14T11:15:00.004+00:002011-04-14T11:33:26.624+00:00Alteração do Regulamento das Custas Processuais e do CPC<div align="justify">Foi publicado o <strong>Decreto-Lei nº 52/2011, de 13 de Abril</strong>, que introduz importantes alterações no <strong>Regulamento das Custas Processuais </strong>e no <strong>Código de Processo Civil</strong>.<br />Estas alterações entram em vigor 30 dias após a publicação do diploma e apenas se aplicam aos processos iniciados a partir da data da sua entrada em vigor.<br /><br /><strong>Principais alterações do RCP:</strong><br />- A taxa de justiça passa a ser paga em duas prestações;<br />- Mantém-se o incentivo à entrega electrónica de todas as peças processuais, mas agora com o valor de 90% (antes era 75%);<br />- Regula-se a remuneração de outros intervenientes acidentais, como os liquidatários e entidades encarregadas da venda extrajudicial;<br />- As traduções passam a ser pagas à palavra;<br />- As testemunhas passam a ser remuneradas em função dos km percorridos;<br />- Os montantes das multas processuais foram actualizados;<br />- As tabelas anexas são alteradas, passando a prever algumas situações que estavam omissas;<br />- Houve um aumento progressivo da taxa de justiça a partir do último escalão da tabela;<br />- Introdução de um novo artigo (40º), segundo o qual, salvo disposição em contrário, aos prazos previstos para pagamentos no RCP não se aplica o disposto no artigo 145º nº 5 do CPC.</div>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-32177415812550925532011-03-22T23:04:00.000+00:002011-03-22T23:04:27.516+00:00Prazo de propositura da acção administrativa especial<div style="text-align: justify;">Por regra, e de harmonia com o disposto no art.º 58.º, n.º 2, al. a) do CPTA, a impugnação contenciosa de um acto administrativo anulável deve ser concretizada no prazo de três meses, prazo este que se conta de harmonia com o disposto no CPC para a instauração de acções. Assim, por norma, o prazo de instauração de uma acção administrativa especial é de três meses, contando-se este prazo em meses.</div><div style="text-align: justify;">No entanto, quando o prazo de três meses haja de ser suspenso por força das férias judiciais, considera a jurisprudência administrativa que o prazo, que era contado em meses, passa a ter de ser contado em dias, correspondendo um mês a trinta dias de calendário (vide o Acórdão do Tribunal Central Administativo Norte, de 29.04.2010, tirado no processo com o n.º 2450/07.2BEPRT, em que foi relator o Dr. Antero Pires Salvador). Como tal, o prazo de três meses deve ser convertido em 90 dias (por força da interpretação conferida ao art.º 279.º, al. a), do Código Civil), para poder ser suspenso de harmonia com o disposto no art.º 144.º, n.ºs 1 e 4, do CPC.</div><div style="text-align: justify;">Muita atenção, portanto, a esta interpretação, que pode fazer perigar uma impugnação contenciosa administrativa por extemporaneidade.</div><div style="text-align: justify;">Esperamos ter-lhe sido úteis.</div>Joana Roque Linohttp://www.blogger.com/profile/17452053823076897837noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-2808248013788610962011-03-10T13:27:00.000+00:002011-03-10T13:28:07.211+00:00<div align="justify">A <strong>Lei nº 6/2011, de 10 de Março</strong>, veio estabelecer a criação de um mecanismo de arbitragem necessário no acesso à justiça por parte dos utentes de serviços públicos essenciais.Esta Lei procede ainda à terceira alteração à Lei n.º 23/96, de 26 de Julho, que «Cria no ordenamento jurídico alguns mecanismos destinados a proteger o utente de serviços públicos essenciais». </div>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-27132675141833450792011-03-10T13:21:00.000+00:002011-03-10T13:23:15.539+00:00<div align="justify">Foi publicado o <strong>Decreto-Lei n.º 33/2011, de 7 de Março</strong>, que introduz alterações relevantes ao Código das Sociedades Comerciais e aos regimes especiais de constituição imediata e de constituição on-line de sociedades, passando o capital social das sociedades por quotas e das sociedades unipessoais por quotas a ser livremente definido pelos sócios.</div>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-5025373671506609902011-02-27T19:33:00.000+00:002011-02-27T19:33:32.213+00:00Abertura do Ano Judicial<div style="text-align: justify;">A abertura do ano judicial decorrerá no próximo dia 16 de Março, pelas 15h, no Supremo Tribunal de Justiça.</div>Joana Roque Linohttp://www.blogger.com/profile/17452053823076897837noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-35117202478478639682011-02-23T23:02:00.000+00:002011-02-23T23:02:36.070+00:00<div style="text-align: justify;">A Lei n.º 3/2011, de 15 de Fevereiro, veio transpor para a ordem jurídica nacional duas Directivas do Conselho e uma Directiva do Conselho e do Parlamento Europeu, estipulando que no âmbito do trabalho independente prestado nos sectores privado, cooperativo e social, na administração pública central, regional e local, nos institutos públicos e em quaisquer pessoas colectivas de direito público, o candidato tem direito tem direito à igualdade de oportunidades e de tratamento no acesso ao trabalho, à formação e às condições da prestação do serviço, não podendo ser beneficiada ou prejudicada em razão de qualquer factor de discriminação.</div><div style="text-align: justify;">Eis um interessante diploma de enquadramento do TRABALHO - ou das tarefas ou funções - desenvolvido por prestadores de serviços, que fica tantas vezes relegado para segundo plano quando se fala, precisamente, em trabalho.</div>Joana Roque Linohttp://www.blogger.com/profile/17452053823076897837noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-89924458185114639912011-02-17T17:06:00.005+00:002011-02-17T17:11:33.276+00:00Orçamento do Estado para 2011<div align="justify">Foi publicada a <a href="http://dre.pt/pdf1sdip/2011/02/03300/0082500825.pdf">Declaração de Rectificação nº 3/2011</a>, de 16 de Fevereiro, que rectifica a Lei nº 55-A/2010, de 31 de Dezembro, «Orçamento do Estado para 2011».</div>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-46847023613466762362011-02-11T15:33:00.001+00:002011-02-11T15:36:20.586+00:00Código dos Regimes Contributivos<div align="justify">A <a href="http://dre.pt/pdf1sdip/2011/02/02500/0067800681.pdf">Portaria nº 66/2011, de 4 de Fevereiro</a>, veio definir os procedimentos, os elementos e os meios de prova necessários à inscrição, ao enquadramento e ao cumprimento da obrigação contributiva previstos no Decreto Regulamentar nº 1-A/2011, de 3 de Janeiro.</div>Unknownnoreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-15187031613950407552011-02-05T19:00:00.002+00:002011-02-05T19:04:21.465+00:00Informação Predial Simplificada<div align="justify">A Portaria n.º 54/2011, de 28 de Janeiro, instituiu o regime da informação predial simplificada, ou seja, da informação predial não certificada, que passa a poder ser obtida no sítio da internet www.predialonline.mj.pt ou em qualquer serviço com competência para a prátida de actos de registo predial.<br />A informação que é disponibilizada corresponde à indicação de elementos essenciais da descrição predial, dos titulares do direito de propriedade e de outros direitos "restritivos" daquele, à menção da existência ou não de hipotecas, de penhoras e de quaisquer outros ónus ou encargos ou de outros factos registados, bem como de apresentações pendentes, mas não substitui a certidão predial sempre que ela for necessária.</div>Joana Roque Linohttp://www.blogger.com/profile/17452053823076897837noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-56563589148541122182011-01-19T00:22:00.003+00:002011-01-19T00:32:23.180+00:00Aquisição de serviços jurídicos<div align="justify">De harmonia com o disposto no art.º 22.º da Lei do Orçamento do Estado (LOE) para 2011, aplica-se o disposto no art.º 19.º da LOE (que prevê as regras das reduções a aplicar aos vencimentos dos trabalhadores do sector público de valor superior a 1500€ mensais) aos valores pagos por contratos de aquisição de serviços, que venham a <strong>celebrar -se </strong>ou <strong>renovar -se </strong>em 2011, com idêntico objecto e a mesma contraparte, celebrados por: "a) Órgãos, serviços e entidades previstos nos n.os 1 a 4 do artigo 3.º da Lei n.º 12 -A/2008, de 27 de Fevereiro, alterada pelas Leis n.os 64 -A/2008, de 31 de Dezembro, e 3 -B/2010, de 28 de Abril, incluindo institutos de regime especial e pessoas colectivas de direito público, ainda que dotadas de autonomia ou de independência decorrente da sua integração nas áreas de regulação, supervisão ou controlo; b) Entidades públicas empresariais, empresas públicas de capital exclusiva ou maioritariamente público e entidades do sector empresarial local e regional; c) Fundações públicas e outros estabelecimentos públicos não abrangidos pelas alíneas anteriores; d) Gabinetes previstos na alínea n) do n.º 9 do artigo 19.º ".</div><div align="justify">Assim, e de acordo com a nossa interpretação dos normativos em apreço, os valores auferidos a título de prestação de serviços jurídicos que sejam de valor igual ou inferior a 1500€ mensais não sofrem qualquer redução, à semelhança do que sucederá com as remunerações dos trabalhadores do sector público.</div><div align="justify">Os valores auferidos a esse título que sejam superiores a 1500€ mensais sofrem uma redução aplicada nos termos previstos no art.º 19.º da LOE.</div><div align="justify">A redução apenas se aplica quando o contrato de prestação de serviços jurídicos se inicie no ano de 2011 ou se renove no ano de 2011 e não também quando o contrato se mantenha em execução entre os anos de 2010 e 2011, sem qualquer renovação.</div>Joana Roque Linohttp://www.blogger.com/profile/17452053823076897837noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-81913313201931870242011-01-08T16:21:00.001+00:002011-01-08T16:22:35.324+00:00Orçamento do Estado para 2011A Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro, aprovou o orçamento do Estado para 2011.Joana Roque Linohttp://www.blogger.com/profile/17452053823076897837noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-89363413542936128012011-01-08T16:18:00.002+00:002011-01-08T16:19:21.269+00:00Valor médio de construção por metro quadrado<div align="justify">A Portaria n.º 1330/2010, de 31 de Dezembro, estipula que o valor médio de construção por metro quadrado, para efeitos do disposto no art.º 39.º do Código do IMI é de 482,40€.</div>Joana Roque Linohttp://www.blogger.com/profile/17452053823076897837noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-50112102722107310202011-01-08T16:13:00.002+00:002011-01-08T16:15:28.498+00:00Código dos Regimes Contributivos<div align="justify">O Decreto Regulamentar n.º 1-A/2011, de 3 de Janeiro, vem regulamentar o Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social.</div>Joana Roque Linohttp://www.blogger.com/profile/17452053823076897837noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-42137897933508755752011-01-08T16:07:00.003+00:002011-01-08T16:11:51.688+00:00Parecer prévio na aquisição de serviços jurídicos pela Administração Central<div align="justify">A Portaria n.º 4-A/2011, de 3 de Janeiro, vem estabelecer a tramitação do parecer prévio vinculativo dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Finanças e da Administração Pública, para a celebração de contratos de aquisição de serviços jurídicos (entre outros) por parte da Administração Central, aplicando-se também a estes contratos a redução remuneratória prevista no art.º 19.º da lei n.º 55-A/2010 de 31 de Dezembro.</div>Joana Roque Linohttp://www.blogger.com/profile/17452053823076897837noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-54772950109489578112011-01-08T15:51:00.002+00:002011-01-08T16:01:29.314+00:00Redução RemuneratóriaA Resolução do Conselho de Ministros n.º 1/2011, do passado dia 4, veio consagrar orientações para a concretização da redução remuneratória prevista no orçamento de Estado para 2011, no tocante ao sector empresarial do Estado.Joana Roque Linohttp://www.blogger.com/profile/17452053823076897837noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-84416792663785979782010-12-29T21:37:00.006+00:002010-12-29T21:43:01.349+00:00Diplomas<div align="justify">O Decreto-Lei n.º 135/2010, de 27 de Dezembro, revê as regras do exercício de actividades de segurança privada.<br /><br />A Lei n.º 54/2010 de 24 de Dezembro aprova a lei da rádio, revogando a legislação anteriormente existente sobre a matéria.<br /><br /></div><div align="justify"></div><div align="justify"></div><div align="justify">A Lei n.º 53/2010 do passado dia 20 consagra o regime da prática de naturismo e a criação de espaços de naturismo.</div>Joana Roque Linohttp://www.blogger.com/profile/17452053823076897837noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1252589738251091389.post-54146338127459872782010-12-15T22:32:00.015+00:002010-12-15T23:08:09.214+00:00Férias Judiciais e Contagem de Prazos<div align="justify">As férias judiciais da época natalícia começam no dia 22 de Dezembro e terminam no dia 3 de Janeiro.</div><div align="justify">De harmonia com o artigo 144º, n.º 1 do Código de Processo Civil (CPC), o prazo processual é contínuo, suspendendo-se durante as férias judiciais, excepto quando se trate de actos a praticar em processos urgentes (como sucede com os procedimentos cautelares).</div><div align="justify">Nos termos do artigo 21.º-A, n.º 5, da Portaria n.º 114/2008, de 6 de Fevereiro, alterada pela Portaria n.º 1538/2008, de 30 de Dezembro, "o sistema informático CITIUS assegura a certificação da data de elaboração da notificação, presumindo-se feita a expedição no terceiro dia posterior ao da elaboração, ou no primeiro dia útil seguinte a esse, quando o final do prazo termine em dia não útil".</div><div align="justify">Exemplificando, suponhamos que somos notificados de uma contestação no dia 13 de Dezembro, a qual foi elaborada, ou seja, colocada no Citius, no dia 8 de Dezembro. O dia da expedição é o dia 11, ou seja, o terceiro dia posterior ao da elaboração, mas como aquele dia não é útil, mas um sábado, somos notificados no primeiro dia útil seguinte, isto é, no dia 13, segunda-feira. </div><div align="justify">O prazo (de uma eventual réplica) inicia-se, assim, no dia 14 de Dezembro (o dia do evento não se conta - vide artigo 279.º, al. b), do Código Civil). Por regra, este prazo é de 15 dias, a não ser que exista reconvenção ou estejamos perante uma acção de simples apreciação negativa, caso em que o prazo é de 30 dias. </div><div align="justify">Para o exemplo, vamos partir do princípio que temos um prazo de 15 dias para apresentar a réplica. Contam-se 8 dias de prazo entre o dia 14 e o dia 21 de Dezembro, suspendendo-se a contagem do prazo durante o período das férias judiciais, portanto, entre o dia 22 de Dezembro e o dia 3 de Janeiro. Apenas no dia 4 de Janeiro retomamos a contagem do nosso prazo de 15 dias, que, assim, termina no dia 10 de Janeiro.</div><div align="justify">Espero ter sido útil.</div><div align="justify"> </div><div align="justify"> </div>Joana Roque Linohttp://www.blogger.com/profile/17452053823076897837noreply@blogger.com1